Unidade de Dor corresponde à expressão genérica utilizada para descrever qualquer estrutura organizada com a finalidade de tratar a dor, independentemente dos profissionais de saúde envolvidos ou do tipo de doente, inserido num programa de controlo de dor (IASP, 1990).
A Unidade Multidisciplinar de Dor (UMD) do CHLN, EPE, inicia a sua atividade em 3 de março de 2008 substituindo a Consulta de Dor Crónica.
Missão e Objetivos da UMD
A UMD tem como Missão e Objetivos melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos doentes com dor crónica visando o alívio ou controlo da dor e a promoção do auto-cuidado, autonomia e qualidade de vida.
São objetivos da Unidade Multidisciplinar de Dor:
- tratar o doente com dor oncológica e não oncológica, submetido a investigação clínica prévia e com tratamento ineficaz
- envolver o doente e a família no processo terapêutico
- efetuar consultadoria interna aos Serviços do CHLN e externa aos Centros de Saúde e outras instituições
- realizar formação específica de profissionais de saúde
- promover e realizar projetos de investigação
Destinatários
Doentes com dor crónica do CHLN, internados ou em ambulatório, referenciados pelos Centros de Saúde ou outras instituições de saúde da área de intervenção do CHLN, já submetidos a investigação clínica e com tratamento ineficaz.
Áreas de Intervenção
- Consulta externa
- Técnicas de intervenção terapêuticas
- Consulta em internamento
- Formação
- Investigação
- Acompanhamento telefónico
Acesso à Unidade - referenciação
A referenciação do doente à Unidade Multidisciplinar de Dor (UMD) deve ser realizada pelo médico assistente e implica o preenchimento de formulário de referenciação, onde deve constar informação esclarecedora da situação clínica do doente (diagnóstico, história da doença, exames complementares de diagnóstico, medidas adotadas e terapêutica atual).
Atividade de Formação
A UMD colabora com várias entidades como campo de estágio na formação pré e pós-graduada.
- - Formação pré-graduada: Alunos de Medicina, Internato do Ano Comum, (incluindo Erasmus), Enfermagem, Psicologia e Farmácia.
- - Formação pós-graduada: Internato complementar de Anestesiologia e outras especialidades médicas (Medicina Geral e Familar, Estomatologia, Medicina Física e de Reabilitação, etc.), Especialidades de Enfermagem, apoio a Mestrado de Ciências da Dor
Atividade Científica e de Investigação
A UMD colabora em ensaios clínicos e em vários projetos individuais de investigação.