As Unidades de Queimados são serviços hospitalares com uma estrutura física e características muito específicas, no que respeita aos recursos humanos e ao tipo de cuidados prestados.
A Unidade de Queimados do Hospital de Santa Maria, situada no Serviço de Cirurgia Plástica, talvez seja o local onde é mais patente a diversidade das competências dos Anestesiologistas.
A colaboração com o Serviço de Cirurgia Plástica inclui:
- - a abordagem dos doentes da Unidade de Cuidados Intensivos
- - a anestesia no Bloco Operatório da Unidade dos doentes submetidos a cirurgias para desbridamento, enxertos, escarotomias, fasciotomias, retalhos, etc.
- - a sedação e anestesia para sessões de balneoterapia
As sessões de balneoterapia são uma das formas mais antigas de tratamento de queimaduras, consistindo numa terapia por meio de banhos. Tem como principal objetivo a limpeza por aplicação de água corrente e/ou desbridamento mecânico do tecido desvitalizado, assim como desinfeção da área queimada. Constitui um contributo importante para a prevenção da infeção no doente queimado, por redução ou eliminação de agentes patogénicos na ferida. Estas sessões, muitas vezes, só são possíveis de efetuar sob sedação ou anestesia (adulto ou criança).